Emagrecer não é fácil, você já parou de pensar que estar acima do peso é o acúmulo de prazer escondido atrás da comida.
Nosso cérebro constantemente foge da “dor” e busca o “prazer” imediato.
A dor representa todas as coisas que as coisas que nem sempre gostamos de fazer, como sair da zona de conforto e fazer exercícios físicos ou o trabalho para preparar uma refeição mais natural e saudável, nosso subconsciente nos leva ao mais fácil, ou seja, deitar-se no sofá e comer um fast food, que normalmente não é saudável.
As pessoas que têm muito sucesso financeiramente ou em outras áreas da vida, tem uma característica, normalmente essas pessoas conseguem deixar o prazer imediato de lado, e suportar a “dor” para obter o prazer futuro.
Levando isso para quem quer ter resultados no processo de emagrecimento, não significa que você não possa se deitar e descansar no sofá de vez em quando, mas se fizer isso todos os dias, você não mudará o seu corpo se é isso que você quer.
Quando você desiste do prazer imediato de comer, e decide parar e preparar uma comida saudável, ou quando você vence a vontade de ficar no sofá e vai praticar exercício, você se concentra no prazer futuro de ter o corpo que deseja, quanto mais você aprender a focar no prazer futuro, mais vai ter resultados e cada dia vai ser mais fácil passar pelas “dores”. Costumo dizer para os meus alunos: Ninguém vai fazer por você!
A boa notícia é que, como tudo na vida, essa capacidade de fazer escolhas melhores pode ser treinada, não importa quão “dolorosa” ou difícil seja!
Se você não consegue ter disciplina na dieta e no exercício físico, precisará começar a treinar com pequenas mudanças.
Se para você, praticar exercício físico ainda é uma meta muito distante, comece inserindo o que chamamos de “Hábitos Angulares” e simplesmente vista as roupas próprias para exercícios físicos e tênis para se acostumar com esse hábito, depois tente deixar o carro de lado, e tente se locomover mais a pé, faça isso todos os dias durante 1 mês, só pelo fato de estar calçando tênis vai fazer com que você se tenha uma vida mais ativa, e assim você mudou de estado e deu o primeiro passo. Até chegar ao ponto em que você começa a praticar exercícios físicos regulares.
Por exemplo, para quem quer praticar corrida, recomenda-se não começar a tentar correr 10 quilômetros, isso podo te deixar muito frustrada, pois você não conseguirá correr 10 Km de primeira, vai começar com corridas menores, e aumentar gradativamente os quilômetros, depois aumentar o número de treinos por semana e só depois de muito treino aumentar a velocidade da corrida.
Comece com metas menores e reais a sua condição física, e vá treinando a sua mente e o seu corpo para correr 10 quilômetros que é seu objetivo principal.
Dando um passo de cada vez você alcançará a meta final que é emagrecer, definindo pequenas metas e se preparando para alcançá-las.
Na dieta, você também precisar treinar, comer saudável, aprenda a buscar o prazer de comer comida de verdade, experimente novos sabores, e nunca se esqueça, esteja preparada, organização é fundamental em um processo de emagrecimento, por que você vai sentir fome, e se não tiver um lanchinho saudável a mão vai comer a primeira coxinha que passar na sua frente.
Fique feliz por pequenas realizações e celebre o hábito de nosso cérebro de focar na realização de uma tarefa difícil.
Toda conquista que trará resultados quando você chegar lá vai se sentir muito feliz.
Portanto, para quem almeja emagrecer, é necessário entender as “dores” da dieta e dos treinos, quando a sua mente entender que essas “dores” são provisórias para que você alcance o resultado desejado as tarefas que antes eram difíceis vão ficar faceia e prazerosas.