Gestante pode fazer exercício?
Quando muitas mães descobrem que estão grávidas, elas se preocupam com a saúde e a boa forma, afinal, em um momento tão importante da vida, todas querem estar saudáveis e bonitas!
Mas então surge a pergunta: o que fazer? Qual é a intensidade? Isso vai prejudicar o bebê?
Existem várias respostas para essas perguntas e todas dependem de vários fatores.
Em primeiro lugar, é preciso saber se está tudo bem e se o médico liberou a nova mamãe para os exercícios físicos. Então, tudo depende do nível de treinamento da gestante antes da gravidez.
De modo geral, se você esta acostumada a praticar esportes como, corrida ou musculação e outras atividades mais pesadas, você pode continuar a fazer com algumas alterações e controle de intensidade.
Se você não pratica nenhum tipo de atividade, você pode e deve começar, mas o ideal seria escolher atividades menos intensas, como Pilates, caminhada ou hidroginástica.
Durante a gravidez, muitas alterações ocorrem no corpo da mulher, como alterações hormonais, perda de equilíbrio devido a alterações no centro de gravidade, dores lombares, dor ciática e inchaço nas pernas.
O exercício físico trará alguns benefícios, como controle de peso, melhora da respiração, redução do inchaço, redução do risco de pré-eclâmpsia (pressão alta durante a gravidez), redução do risco de diabetes gestacional, redução da dor nas costas e aumento da capacidade de trabalho muscular. Previne a diástase (separação dos músculos abdominais), proporcionam uma sensação de saúde e reduzem o stress.
Cada mês de gravidez deve ter um plano de exercícios adequado para esse período. Além disso, o controle da frequência cardíaca é essencial para manter a temperatura corporal estável e para a distribuição adequada do sangue entre a função muscular e o suprimento de sangue do bebê. A frequência cardíaca máxima considerada segura chega a 140 bpm (batimentos por minuto), mas também depende da saúde da gestante e deve ser analisada caso a caso.
Cada programa de exercícios deve incluir aquecimento, partes principais e volta a calma. As principais medidas preventivas para a prática de exercícios durante a gravidez são: estar sob supervisão de um profissional de Educação Física, escolha um horário e local arejado para a prática de exercícios, mantenha-se hidratada e não ultrapasse o seu limite, não é o momento para buscar o rendimento, mas o momento de pensar em uma atividade segura e eficaz para mãe e bebê.