Muitas pessoas deixam de treinar ou praticar algum esporte por que tiveram uma lesão muscular ou articular, mesmo após liberação médica, por medo de sentir dor se machucar novamente, desânimo e outras coisas.
Em dezembro de 2018 eu tive uma crise no nervo ciático, onde minha perna travou, simplesmente não obedecia aos meus comandos e senti muitas dores na lombar e glúteos. Após os exames e ressonância magnética descobri duas hérnias de disco na coluna lombar L4/L5 (protrusão nível 2) e L5/S1 (extrusão nível 3) e uma lesão na raiz do nervo ciático o que explicava as dores e dormência na perna no músculo tibial anterior. Desde então nos primeiros 6 meses segui a recomendação medica a risca, que eram cortar os exercícios de impacto, fortalecer principalmente a musculatura do CORE, e melhorar a flexibilidade dos glúteos e toda a cadeia posterior. Na época estava ministrando aulas de zumba e step, e precisei entregar essas turmas. As outras aulas como bike, local, pilates e personal consegui manter.
Assim que passou a dor, iniciei as sessões de RPG e já retornei para o pilates e musculação com algumas modificações na série, a principal era não agachar com a barra apoiada nas costas (por aumentar a pressão no eixo da coluna), mas o que mais estava me deixando triste e preocupada era não poder correr nem dar aulas de Zumba, quem me conhece sabe do meu amor pela dança, e a necessidade que tenho de fazer aeróbico todos os dias.
As sessões de RPG são importantes para alinhar todas as articulações e reposicionar a coluna diminuindo a pressão nos discos intervertebrais, o pilates também trabalha o alinhamento e fortalecimento principalmente da musculatura do CORE e autua também diminuindo a pressão nos discos, já a musculação é responsável por fortalecer os grandes grupamentos musculares, melhorar e manter a massa magra e massa óssea, nós principalmente as mulheres precisamos do trabalho de força para estimular a produção de massa óssea prevenindo uma osteoporose (osso poroso) ou osteopenia (perda de massa óssea).
Consegui manter o mesmo ritmo nas aulas de bike, e nos dias em que não dava aula fazia transporte e ou escada, e uma das coisas que me fez muito bem foi voltar a nadar. Tinha duas preocupações, perder condicionamento físico e é claro como toda mulher engordar, fazendo as adaptações necessárias e no meu ritmo não só mantive o condicionamento como até emagreci. A bike é uma excelente maneira de fazer exercício aeróbico com intensidade alta por que preserva joelho e coluna por não ter impacto, a natação também é um excelente exercício aeróbico e ajuda a diminuir a pressão nos discos intervertebrais por não ter a ação da gravidade.
O que quero mostrar para você é, se por algum motivo ou restrição você ainda não retornou as suas atividades físicas, não desanime, se o seu médico e fisioterapeuta já te liberaram para pratica de atividade física procure um bom profissional de Ed. Física que com certeza ele vai fazer as adaptações necessárias.
É claro que cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente, mas assim como no meu, hérnia de disco é uma lesão muito comum, como já citei em outros artigos precisamos trabalhar o corpo como um todo e devemos estimular todas as capacidades físicas (resistência, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora), por isso de uma maneira geral super-recomendo a prática de pilates, musculação, bike e ou natação. Principalmente as atividades aquáticas pela redução significativa de impacto nas articulações.
Desde que entrei para o mundo do Pilates não só como aluna também sou professora de pilates estúdio e solo aprendi uma frase muito valiosa:
“O movimento CURA”, o nosso corpo não foi feito para ficar parado, ele precisa de movimento tendo lesão ou não. Imagine se você deixar o seu carro parado na garagem sem dar nem uma volta, o dia que resolver ligar com certeza algum problema ele vai apresentar.
Depois de 10 meses, ainda não fui liberada para voltar a correr, de vez em quando para matar as saudades corro com o Kangoo Jump uma bota com tecnologia suíça que absorve até 80% do impacto e tenho feito 5km em um tempo bom. Já posso voltar a dançar e não vejo a hora de retornar. Na musculação já recuperei a carga de alguns exercícios, mas ainda não faço o agachamento com a barra nas costas. No pilates só tomo cuidado com as hiperextensões de coluna, mas não deixo de fazer o movimento por que ele é importante, e o RPG já diminui o número de sessões.
A melhor maneira de emagrecer mesmo tendo alguma lesão é estar em MOVIMENTO, diminua a intensidade, adeque os exercícios de acordo com a sua capacidade e mobilidade, mas não pare.
É claro que uma dieta equilibrada é muito importante no processo de emagrecimento, para ter resultado é preciso de um conjunto de fatores, mas não use a sua lesão ou problema como desculpa para não se movimentar, eu tenho certeza que alguma atividade vai se encaixar no seu perfil e você vai se surpreender em como vai se sentir bem ao praticar atividade física.